quarta-feira, 14 de abril de 2010

Edward Gorey



Segundo a nota introdutória do livro “Quatro estórias” (que, segundo minhas pesquisas, foi o único título traduzido para o Português), “A julgar pelo que dele se diz, Edward Gorey será um dos melhores autores de qualquer coisa que não se sabe bem o quê do século vinte.”

"Booo!!!"

Verdade seja dita, Gorey já escreveu mais de 90 livros, sendo que a grande maioria deles eram histórias parcial ou completamente desenhadas (o que lhe dá uma proximidade muito grande com o gênero dos quadrinhos, embora muitos discordem disso) e ilustrou mais de 60 (entre eles, obras de Samuel Beckett, Virginia Woolf e T.S. Eliot); além de ter sido cenógrafo, figurinista e dramaturgo. Embora seus livros fossem, à primeira vista, considerados infantis por suas ilustrações e sua forte carga fantástica; também confrontavam o leitor com infortúnios infantis e uma notável comicidade mórbida.



Talvez por seu estilo de desenho ou talvez por seu senso de humor macabro (que, em parte, me lembra bastante o estilo do Allan Poe e do Tim Burton), confesso que não consigo largar o livro que ganhei dele.

Abaixo, uma de pequenas animações produzidas para o programa “Mistery!” em 1980...



Hasta!

PS: Texto ruim, eu sei… talvez por que ele tenha levado uma vida bastante curiosa (embora eu ache toda biografia, por si só, uma curiosidade) onde eu poderia linkar N coisas ou simples cansaço da minha parte. Sorry, anyway! ^^”

Um comentário: