terça-feira, 8 de junho de 2010

"Orgulhos" e "correções"...

Confesso que nunca me dei muito bem com a militância LGBTTT; não por considerá-la desimportante (embora já o tenha feito num período de profunda fé no ser humano e em sua civilidade natural), mas simplesmente pelo fato de que – sendo, metade dos meus amigos, militantes ferrenhos – sinto que havia (mesmo que indiretamente) uma certa cobrança em participar do movimento e – confesso de novo - , não importa o motivo, eu SEMPRE corro das coisas cobradas/impostas. É algo instintivo, algo meu... o que se há de fazer?

Anyway (voltando ao assunto), apesar das colaborações indiretas e as tentativas de manter uma distância respeitosa do movimento (em cujos bastidores descobri uma rede de egos tão ou mais inflados quanto o próprio meio artístico), acho que o mundo – mais uma vez – me fez pagar a própria língua e nos coloca em tempos em que, pelo menos aparentemente, a homofobia é o último grito da moda (se por conta de agressão, não se sabe): não consigo lembrar de ouvir tantas denúncias de atos de violência contra homossexuais/transgêneros/intersexos como ouço agora.

"Tendência? Eu REALMENTE espero que não!"

Dito isso, sei que a provável primeira reação de quem me lê será me julgar (oh, adorável natureza humana) alienado e bairrista (aquele que só percebe o problema quando este bate à sua porta), mas – se tratando, agora, de um desabafo – sinta-se à vontade (claro que não digo que tais atos não aconteciam antes, mas a impressão que tenho é a de que – agora – a situação chegou num patamar explícito e inacobertável).

Já é de conhecimento público a notícia do beijaço ocorrido na UnB, semana passada, contra os trotes homofóbicos ocorridos na Faculdade de Tecnologia e as posteriores ameaças a uma das manifestantes. Desde então, instalou-se um clima de total apreensão na Universidade de Brasília: Não há mais qualquer demonstração de afeto, conversa livre ou mesmo as bem-humoradas demonstrações de “pinta” que não sob a sombra de uma possível represália vinda de não-se-sabe-onde; como se – do nada – uma guerra binária-ideológica-incoerente-e-ridícula houvesse sido declarada entre o Orgulho LGBTs e o dito “Orgulho Hétero”. Besteira, eu sei, mas é a sensação que fica.


Há alguns meses atrás fui surpreendido (no PÉSSIMO sentido) com a existência da comunidade “Estupro corretivo” no Orkut (da qual as pérolas “Não pregamos o estupro; estupro é quando não há amor de ambas as partes” e “Não somos homofóbicos... COM LÉSBICAS!” foram extraídas e imortalizadas); graças aos deuses (e aos internautas) a dita cuja foi fechada, mas – claramente – sua ideologia parece perdurar...

Então agora será assim, Brasil? De volta à uma era de intolerância e repressão?

(por favor, prove que eu estou errado)

Hasta!

Um comentário:

  1. Ora, se a sociedade heterocentrista sentia-se mais confortável mantendo homossexuais e tudo que os envolve "escondido", de modo que era bem fácil soltar piadinhas homofóbicas e adotar comportamentos preconceituosos sem dificuldade, quando os gays se põem declaradamente contra isso, daí criamos um conflito de visões. Tipo, acabou a farra, daí o movimento contra isso evidentemente vai se intensificar, assim como houve (e ainda há) um backlash (acho que é essa a palavra) fodida contra os direitos das mulheres, ou de qualquer outra "minoria".
    Não acho que TODO mundo deva ser "ativista", aí vai de cada um. Fico puto com quem acha que isso é inútil sendo que aproveitam muito bem o (pouco) conquistado. Mas sinceramente, do jeito que as coisas andam eu acho que a "guerra" só começou. E vai se prolongar até sabe Deus quando, o mundo ainda é cheio de seus preconceitos.

    ResponderExcluir