quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entre sapas e ursos...

Quando falamos de quadrinhos temáticos (LGBTTT) ocidentais, o que lhe vêm à mente? Apollo e Meia-Noite (Authority?) Os doces Wiccan e Hulkling (Young Avengers)? A surub, digo, o triângulo Nico/Carolina/Xavin (Runaways)? Ou mesmo o já icônico (mas excelente) Strangers in Paradise? Com exceção da última opção, há de se convir que os outros títulos citados (e facilmente lembrados) não são exatamente o que há de mais representativo quando falamos de identificação com o público (a menos, é claro, que você tenha poderes e/ou salve o mundo enquanto foge alucinada e instintivamente; nesse caso, aceite minhas desculpas). Ou seja, qual não foi minha surpresa quando – hoje de manhã – fui apresentado, pela Xandra, à dois personagens que – pelo que estou pesquisando – já tem certa fama (e sucesso) com o público? Falo de Katita e Ber, the bear.

Katita estuda pedagogia, é lésbica assumida, vegetariana iniciante e radicalmente contra qualquer tipo de vício ou preconceito. Suas tirinhas carregam um humor leve e politicamente correto (mas nem por isso com menos valor). Me conquistou de cara por retratar – além dos arquétipos típicos do mundinho gay (é, eu sei... mas às vezes acabamos por nos enquadrar neles) – a atitude de muitas das minhas amiguinhas “sapas”! Criada em 1995 pela dupla Anita Costa Prado e Ronaldo Mendes, a personagem não possui um site (infelizmente), mas – a quem interessar – dá pra comprar suas edições pela Bodega do Leo (iniciativa que divulga e vende quadrinhos nacionais, vale ressaltar).

[a quem interessar ainda mais, a entrevista dela pro blog da Sapataria (que também me serviu de fonte) é bem interessante]


Ber, the bear investe num traço mais simples (mas nem por isso menos cômico) e num humor mais ácido. Sua abordagem crítica do meio Bear alfineta pontos que – no que o autor temia soar como “piadas internas” da cultura ursina – são inerentes à todas as culturas do meio LGBTTT. Criado em 2007, por Rafael Lopes, possui um site onde se pode ler suas tirinhas e tiradas excelentes (sem trocadilhos intencionais, juro!).

Enfim, essas foram as boas surpresas “quadinhísticas” de hoje; confesso que – pelo pouco que li – gostei bastante de ambos os personagens e do mundinho (às vezes não tão fantástico e colorido, mas ainda muito divertido) por eles retratado.

Hasta!

Um comentário:

  1. parabens pela originalidade e conceito do blog, grato pela visita ao meu, se quiser me siga e apareça mais, ta? te seguirei agora!

    ResponderExcluir