quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Wonderland? Shamballa?



Imagine, caro leitor, uma cidade no meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos. Uma cidade de paz, liberdade, confraternização e troca de idéias, onde toda forma de expressão é válida, onde a criatividade no ar é quase tangível (e, em boa parte das vezes, realmente é) e onde o comércio não tem vez pois (pasme!) tudo funciona num sistema de trocas e favores. Você deve estar pensando em algo como “Utopia” (ou “Babilônia”, dependendo da sua formação ético-religiosa), né? Errado, pois esta é Black Rock City, lar do Burning Man Festival.

Ahn??? ComassimVanusa???
(Sim, eu prefiro “Vanusa”, é mais patriótico, mas enfim...) =D

Há toda uma mitologia em torno desse festival anual, tanto que, na primeira vez em que ouvi sobre ele, me foi relatado como “o lugar onde você realmente verá de TUDO!” e – pesquisa aqui, pesquisa ali – descobri que se trata de um grande festival cultural. Não apenas grande, mas GRANDE, caro leitor, tanto que Black Rock City (a cidade de 45 mil pessoas que abriga o evento) só existe nos 8 dias de festa, sendo que – ao final – há um compromisso mútuo de que não reste qualquer vestígio de presença humana ali até a próxima reunião (ou seja, um ano depois). O que rola nesse meio tempo (além de arte, música, bebidas, exoticidades e etc)? Well, veja por si mesmo...











"Queeeeima, Soraia!!!!"


Bom, por mais imagens que eu mostre, acho que não conseguirei passar nem um vislumbre do que deve ser esse festival (não, nunca fui, mas já decidi que não posso morrer sem ir lá antes), então para quem estiver de passagem por Nevada entre os dias 30 de agosto e 06 de setembro do ano que vem, fica a dica!

Se quiser saber mais, eles também tem um site oficial e volta e meia alguém posta (várias) fotos e alguns vídeos na net, como esse...



Reiterando: Eu não posso morrer sem conhecer esse lugar!!!

Hasta!

4 comentários:

  1. Gnte, que massa... Parece mesmo algo interessante pra se conhecer. Tanta coisa pra se ver nesse mundo... =)

    ResponderExcluir
  2. li recentemente num livro que o marcus me emprestou sobre esse festival. que coisa tresloucada é isso, né? também morro de vontade de ir um dia, deve ser uma experiência única. acho que voltaria pra manaus completamente sequelada. XDDDD

    ResponderExcluir