quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Adinkras

Os adinkras são símbolos tradicionais com origem em Gana, na África. Cada um carrega em si um significado complexo, geralmente associado a algum ditado ou fábula, expressando – em si – algum conceito filosófico. Geralmente são impressos com tinta vegetal em tecidos de algodão e usados em ocasiões especiais.

SANKOFA
“Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou pra trás”. Podemos aprender com o passado para construir o presente e o futuro.


OWO FORO ADOBE
“A cobra sobe a palmeira”. Representa a tentativa de se fazer algo dito impossível.

NKONSONKONSO
“Somos ligados na vida e na morte” ou “Aqueles que tem laço de sangue nunca se apartam”.

DJAYOBWE
Os dois crocodilos que dividem um mesmo estômago e aprendem que, brigando entre si, ambos ficam com fome; é preciso unidade, sobretudo quando os destinos se confundem.

Hasta!

2 comentários:

  1. muito legal o significado dos símbolos. nunca tinha ouvido falar deles. gostei especialmente daquele da cobra e da palmeira.

    ResponderExcluir
  2. Salutas!

    Pena que sempre tenham olhado e olhem, para África com a intenção de delapidar as suas riquezas ou de explorar os seus povos. Pena que se esqueçam sempre das culturas dos povos africanos, tão ricas como as de quaisquer outros povos.

    Como nativo africano (nasci em Moçambique) tudo que tenha a ver com África me interessa. Obrigado pelas pérolas de sabedoria africanas.

    Salutas!

    ResponderExcluir