quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aos artistas/pesquisadores de plantão...



SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA INTERVENÇÕES URBANAS

A história, a repercussão e os desdobramentos da arte contemporânea brasileira estarão em debate no seminário “Marginais-Heróis: 50 anos do Manifesto Neoconcreto”, que acontece nos dias 2, 9 e 16 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. O evento comemora os 50 anos do Neoconcretismo no Brasil com a publicação do Manifesto Neoconcreto, no Jornal do Brasil, e a abertura da 1ª Exposição de Arte Neoconcreta, no Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), em 22 de março de 1959.

Passados 50 anos, artistas, pesquisadores, críticos e professores de arte se encontram para avaliar as contribuições e as repercussões do Neoconcretismo para o pensamento estético e as práticas artísticas atuais no Brasil. A abertura será no dia 2, às 18h, com a projeção do vídeo “Neoconcretos”, da artista Kátia Maciel, seguida de debate com o poeta Ferreira Gullar e Fernando Cocchiarale, curador do MAM.

O seminário prossegue no dia 9, com as participações dos pesquisadores Mônica Almeida Kornis (FGV) e Paulo Sérgio Duarte (UCAM) na mesa sobre história e contexto da arte. Em seguida, os professores e críticos Luiz Sérgio de Oliveira (UFF) e Paulo Venâncio Filho (UFRJ) continuam a discussão sobre o movimento. No dia 16, as repercussões e os desdobramentos da arte neoconcreta estarão em destaque em dois momentos, sendo o primeiro debate com as professoras Suely Rolnik (PUC-SP) e Sonia Salzstein (USP); seguido por Roberto Conduru (UERJ) e Sylvie Coëllier (Université de Provence, França).

Com o intuito de fortalecer e estimular as discussões propostas pelo seminário “Marginais-heróis”, estamos buscando artistas que se interessem em fazer parte do projeto. A intenção é a de abrir espaço para artistas que se proponham a realizar intervenções urbanas na véspera e ao longo do evento.

Para isso, procuramos trabalhos que estejam diretamente ligados às propostas do movimento artístico que será debatido no evento, sendo a principal delas a interação com o público. Serão aceitas propostas de qualquer natureza, como instalações interativas, performances, etc.

Destacamos que não será possível a remuneração, nem custeio dos trabalhos selecionados, porém acreditamos que a oportunidade será de grande valia para o evento, por agregar valor a proposta e, principalmente, por abrir espaço para a produção artística nacional. Além disso, é importante ressaltar que as intervenções realizadas resultarão em experiências de importância inquestionável para os artistas envolvidos, principalmente aos mais jovens, pois proporcionará visibilidade para os seus trabalhos, além de possibilitar o exercício do fazer artístico e da interação com o público.

O artista interessado deverá encaminhar para o e-mail: marginais-heróis@gmail.com um pequeno projeto com detalhes do trabalho, até o dia 25/11/2009 para apreciação e um breve currículo.

Ressaltamos que o trabalho não precisa, necessariamente, ser concebido especialmente para o evento. Aceitamos propostas que já tenham sido realizadas num passado próximo e que constem no currículo do artista.

Contamos com o seu trabalho e acreditamos nos benefícios que as intervenções possam gerar para todos os envolvidos: evento, artistas e público.

Para saber mais informações sobre o evento:

www.marginaisherois.blogspot.com

twitter.com/marginaisherois

Qualquer dúvida, entrar em contato com:


Burburinho Cultural
2233-6879
www.burburinhocultural.com.br
-----------------------------------------------------------------
É, eu sei que tá MUITO em cima da hora e não há um retorno que interesse os"mais práticos" (leia "os e$$encialmente capitali$ta$"), mas recebi esse e-mail hoje, e acho que pode ser uma experiência válida para quem se interessar em (e puder)participar. De qualquer forma, fica a dica.

Hasta!

2 comentários:

  1. cara, esse evento tem tudo pra ser legal mesmo. você vai participar ou só está divulgando?

    ResponderExcluir
  2. Só divulgando mesmo, intervenção/performance não é muito a minha área (pelo menos não ainda), fora que o evento é bem longe daqui! ^^"

    ResponderExcluir