sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E agora... 2016!

(segura Berenice!)

O Brasil ganhou a eleição para sediar as Olimpíadas de 2016, não teve como não ver: todos os noticiários, sites e tweets nas horas seguintes ao resultado não falavam de outra coisa, tanto para o bem quanto para o mal (ok, muito mais para o bem, tem gente que se empolga com uma facilidaaaade). Enfim... Beleza, joinha, tchubirubis; a terra brasilis ganhou mais uma oportunidade de se promover lá fora e fazer bonito... ou não?

Há algum tempo atrás escrevi um post sobre os preparativos (em Brasília, pelo menos) pra Copa de 2014 (já esqueceu, caro leitor?) e nas pataquadas que estavam projetando para mostrar ao resto do globo o quão evoluídos nós somos. Praças, reformas de estádios, VLTs, (re)urbanizações e (re)invenções do espaço urbano; tudo para receber com a devida pompa os atletas e torcedores estrangeiros.

Se eu me empolgo com essa história? Sim e não. Sim, porque – dependendo do projeto – finalmente vemos o dinheiro dos impostos sendo usado para algo que não seja os constantes aumentos salariais dos parlamentares; e não (e com uma ênfase toda especial nesse “não”), porque por mais que inventem, construam e tentem apresentar ao mundo uma imagem de “país emergente”, no fundo nossos problemas continuação sendo os mesmos: falta de educação do povo, corrupção geral do Estado e condições de saúde (e de serviço funerário também) precárias.

(fora a exoticamente excitante tradição de, em meio a tudo isso, ainda querer vender a imagem de “país das mulatas sambantes e do futebol”... que beleza!)

Já houve quem me acusasse, hoje, de não ser patriota por não vibrar com a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica. Paciência... acho que já passei da fase de me maravilhar com simples “pão-e-circo”, mas – se não tem jeito – que venham os malditos jogos!


(eu realmente só espero que as melhorias urbanas não sejam operadas desse jeito)

Hasta!

Um comentário:

  1. Olímpiadas no rio? Mé. Vai ser A oportunidade de viajar para fora do país!!!

    ResponderExcluir