sexta-feira, 14 de agosto de 2009

2014 é agora!

Porque "Mané Garrincha" é um nome muito pobre... Vamos reformar o nome dessa budega também!
Acho que não exagero se disser que, pra todos os brasileiros, a Copa de 2014 é um fato. Pra quem vive nas capitais, mais ainda; ou pelo menos pra quem vive em Brasília cujos delírios arquiteto-faraônicos do governador já começaram a surtir efeito. Quem não lembra, por exemplo, da novela da Praça da Soberania, o mais recente delir, digo... projeto do Niemeyer para dignificar ainda mais a cidade? Ou da reinvenç, ops... reforma do Estádio Mané Garrincha?

Niemeyer, seu "fafadinho"... isso é coisa que se coloque em praça pública?

Pois é, meu caros. Pois paralelamente a tais projetos, também há uma reformulação e (digi)evolução do sistemas de transporte público de Brasília, na qual há a ampliação de vias, criação de novas linhas de metrô e tals. Se eu acho isso totalmente negativo? De forma alguma! Não é de hoje que o transporte público da capital precisava de uma incrementada e nunca escondi de ninguém que achava muita pobreza o metrô só atender a metade Sul da cidade. O que me deixou com o cabelo em pé (ta bom, eu sei pra isso não é preciso muito!) foi o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nas avenidas W3 Sul e Norte, aqui perto de casa.

Acredita bonita mode [X]ON [ ]OFF

Pra quem não conhece, as avenidas W3 são relativamente curtas, de trânsito intenso e de passagem obrigatória para muitos lugares da cidade. Ah, sim, e por serem de trânsito intenso são uma merda para se estacionar também (nas poucas vagas, situadas no canteiro central). No caso, esse VLT seria construído exatamente no canteiro central da via fechando, assim, os retornos e passagens e obrigando os motoristas a dar AQUELA volta caso não queiram permanecer na mesma via o resto de seus dias, fora a parte de ferir o projeto original da cidade (que, de tanta marmotagem, está pra perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade). Leskal, né?

Vejamos por esse lado... pelo menos agora os emos do Pátio Brasil poderão se matar num lugar mais glam!

E, não bastasse isso, há a grande divulgação por parte do Governo Estadual por meio de propaganda na TV, banners (tem um enorme lá na estação de metrô da 102 Sul) e do site Brasília 2014, contando como certo esse projeto quando, na verdade (e isso eu digo de fonte segura), nem o IPHAN, nem o Ministério Público do DF aprovaram essa empreitada ainda. Sentiu a pressão?

Eu sou declaradamente contra esse projeto (jura?), talvez por não curtir muita marmotagem por parte dos governantes (ainda mais por um motivo desses), talvez por ver tentarem manipular a opinião (e pressão) pública ou – simplesmente – porque essa história de VLT lembra MUITO o projeto/delírio/já lenda urbana do “nosso” querido ex-governador-e-senador Roriz (queima ele Jizuis!) de construir um trem-bala ligando Brasília à Goiânia, mas essa parte já é mais pessoal. Enfim... e pra você? A copa de 2014 já chegou?

Hasta!

Um comentário:

  1. Hum... estou pensando seriamente em passar uns três anos em bariloche ou mesmo buenos aires... quem sabe em 2014? :P

    ResponderExcluir