terça-feira, 5 de junho de 2012

Dama-da-noite



A dama-da-noite (Cestrum nocturnum) é um arbusto da família das solanáceas, originário das Antilhas. Possui folhas lanceoladas e pequenas flores amareladas que exalam peculiar perfume durante a noite. Também é conhecido pelos nomes de coirana, jasmim-da-noite e jasmim-verde.

Fonte: Wikipedia 

-----------------------------------------------------------------------------------


Por muito tempo esse foi o meu perfume preferido; em todas as noites frias e (ainda relativamente) secas de outono, quando saía pra andar a esmo por aí ou mesmo da janela do meu quarto, mais próximo do pé de dama-da-noite do quintal vizinho (já que o que tínhamos em casa foi arrancado por um tio, alegando que a planta tinha "cheiro de cemitério"). De toda forma, na noite passada soube que a planta do vizinho floresceu novamente, visto que minha avó me ligou dizendo que sentiu o perfume de dama-da-noite e lembrou de mim na hora...


Coração apertou com a saudade.


Uma das minhas raras críticas à São Paulo é que - diferentemente da arborizada Brasília - não há muitos pés de dama-da-noite por aqui. Às vezes esqueço que o outono chegou.


Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário