domingo, 30 de outubro de 2011

Tu Er Shen

Também conhecido como o “Deus coelho” - é a divindade chinesa que administra o amor e o sexo entre (homens) homossexuais. Reza a lenda que um homem chamado Hu Tianbao, da província de Fujian, se apaixonou por um bonito inspetor imperial; até que, certo dia, foi flagrado espiando o dito inspetor durante o banho, quando acabou confessando seu afeto por ele. O inspetor imperial, então, o condenou à morte por espancamento.

É dito que, um mês depois, ele apareceu nos sonhos de um homem de sua província natal explicando que – por ter sido executado por um “crime” de natureza amorosa - as autoridades do submundo decidiram reparar a injustiça de sua morte tornando-o deus e guardião dos afetos homossexuais. Após o sonho, o homem ergueu um santuário para Hu Tianbao, que se tornou muito popular na província de Fujian (tanto que, no final da era Qing, seu culto foi alvo de extermínio pelo governo).

Hu Tianbao

Uma curiosidade sobre essa história, é que no fim dos tempos imperiais da China, a gíria associada aos homossexuais era “coelho”, razão pela qual Hu Tianbao ficou conhecido como o “deus coelho” (mesmo sem qualquer relação com o animal ou com a lenda do coelho na lua).



(livre tradução/ interpretação/wathever da Wikipedia)

Inté!

Um comentário: